No último sábado (22), a Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) recebeu o Senador e candidato ao Governo de Rondônia, Marcos Rogério (PL). Na ocasião que recebeu dezenas de convidados, entre associados, vereadores da capital, comunidade e membros do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Rondônia (Sinepe), foi entregue ao candidato o protocolo de intenções voltadas a classe empreendedora, visando flexibilizar a legislação a fim de fomentar a economia local e, tendo por consequência, a geração de emprego e renda no estado.
O presidente da Acep reforçou ao candidato que a Associação desempenha um papel fundamental na promoção de políticas e discussões na categoria empresarial frente ao poder público municipal e estadual. “Neste momento em que o estado de Rondônia irá decidir o futuro do segundo turno no próximo dia 30 (domingo), a Acep coloca-se à disposição dos candidatos para construir diálogos que vão ao encontro da nossa economia, proporcionando, assim, um futuro mais próspero e forte para o nosso estado”, disse Valdir Vargas.
O candidato, por sua vez, assumiu o compromisso de, caso eleito, levar adiante as propostas da Acep, além de tornar o diálogo com a classe permanente, objetivando dar mais voz aos empresários nas tomadas de decisões governamentais. “Com um trabalho técnico e decisão política-institucional é possível construir mecanismos que atendam a todos. As portas do Palácio estarão abertas para quem queira contribuir com o nosso estado”, destacou Marcos Rogério.
Ainda no encontro, o presidente do Sinepe e diretor comercial da Acep, Augusto Pellucio, entregou ao candidato uma carta com 10 medidas de políticas educacionais voltadas à educação. De acordo com Pellucio, dados da Federação Nacional das Escolas Privadas dão conta que a educação privada desonera o país em até 225 bilhões de reais por ano, gerando 1,7 milhão de empregos, sendo 800 mil professores em regime formal. “Com a desoneração do Estado, é possível investir em outras áreas que precisam de atenção do poder público em todas as esferas, tais como saneamento básico, saúde e segurança pública, por exemplo”, finalizou.
A Acep tem promovido diálogos com os candidatos, antes da realização do primeiro turno, recebeu a visita da deputada federal eleita, Cristiane Lopes (União Brasil). O atual governador e candidato à reeleição, Marcos Rocha (União Brasil) também foi convidado para debater com a Associação neste segundo turno. O presidente da Acep, Valdir Vargas, destaca que o debate com a classe empresarial é importante pois traz à tona os anseios dos empreendedores não somente da capital, mas também de todo o estado.