Acep recebe representantes do Banco Central para discutir necessidade de cédulas para troco no comércio da capital

Na última quinta-feira (27/04), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, Valdir Vargas, recebeu representantes do Banco Central do Brasil (BCB) para discutir a necessidade e disponibilidade de cédulas de papel moeda, especialmente as notas de 2, 5 e 10 reais, para o comércio local da capital.

Durante a reunião, foram levantados dados sobre a quantidade de cédulas disponíveis nos bancos da região e também sobre a qualidade das notas que circulam no comércio local. Os representantes do BCB, Emanuel Mendonça e Thiago Creão, explicaram que estão acompanhando a situação de perto e trabalhando para garantir o abastecimento adequado de cédulas em toda a cidade.

Segundo Valdir Vargas, a escassez de notas de baixo valor tem sido um problema frequente para os comerciantes da cidade, que muitas vezes ficam sem troco para suas vendas. Eles também destacaram a importância de garantir a qualidade das notas em circulação, para evitar transtornos e prejuízos para os consumidores e comerciantes.

“Embora tenhamos ganhos com o advento do PIX, uma parcela significativa do comércio ainda depende da utilização das cédulas em papel, e considerando que as notas utilizadas para troco, se tem se tornado cada vez mais escassas, faz-se importante a interlocução com os atores envolvidos na confecção, custódia e distribuição das cédulas, que neste caso é o Banco Central”, disse Valdir Vargas. 

O presidente da Acep prosseguiu: “igualmente, é importante fazer a observância da qualidade dos numerários, já que as notas deterioradas e muito gastas, devem ser substituídas por novas, voltando para em logística reversa ao BCB para eliminação”. 

Após a reunião, ficou acertado que o Banco Central irá monitorar a situação em Porto Velho e trabalhar para garantir o abastecimento de cédulas para a região. A Acep, juntamente com o BCB, se comprometeu a fazer um levantamento mais detalhado sobre a situação das cédulas no comércio local, para que possam colaborar com as medidas tomadas pelo Banco Central.

“Além disso, orientamos os nossos associados que requisitem troco dos gerentes responsáveis pelas as contas dos seus empreendimentos. Em sequência, o banco onde nosso associado tem conta fará a solicitação ao Banco do Brasil, que é responsável pela distribuição, para, assim, garantir o abastecimento do comércio com novas cédulas”, finalizou o presidente da Acep. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe essa notícia!

WhatsApp
Facebook
Twitter